Conheça o AFS Intercultura Brasil


Sobre a organização
Somos uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da cultura de paz, fundada em 1956. Ajudamos a construir um mundo solidário por meio do intercâmbio cultural entre os povos. Fazemos parte do AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, cujos programas de intercâmbio ajudam a desenvolver a cidadania e oferecem aos participantes oportunidade de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, expansão de possibilidades no campo social e profissional, assim como o aprendizado de outras línguas e costumes.
O AFS atua da seguinte maneira:
  • na promoção do aprendizado intercultural, por meio de intercâmbio cultural entre os povos, sobretudo para jovens que desejam estudar ou trabalhar voluntariamente no exterior;
  • na formação de uma rede de voluntários comprometidos com os valores da instituição, com o desenvolvimento da cidadania e com a construção de um mundo melhor.  

Histórico
Como tudo começou?
Durante a primeira guerra mundial, setenta e quatro americanos organizaram o American Field Service e atuaram como motoristas voluntários de ambulância, em Paris, retirando os feridos de guerra das linhas de conflito. Durante a guerra o número de motoristas voluntários cresceu para quase 2.500. Eles não usavam armas, tinham a missão de ajuda e solidariedade, não de conflito.
Após a primeira guerra, os primeiros AFSers viram o quanto haviam aprendido sobre a vida e a cultura do país no qual viveram e trabalharam lado a lado com os franceses. Sentiram neste momento, a necessidade de promover o entendimento e a irmandade internacional de forma a diminuir a intolerância entre os povos por meio de intercâmbios.
O American Field Service contribuiu também na segunda guerra mundial. Todas as forças voluntárias do American Field Service estavam estacionadas na Europa, Syria, África do Norte, Índia e Burma. Após este período, em um número muito maior e com participação de integrantes de diferentes países, seus membros decidiram criar uma organização que teria o objetivo de promover o entendimento cultural entre as nações . Assim, em 1947, surgia o AFS Intercultural Programs, hoje a maior organização de intercâmbio cultural do mundo. Começaram o programa levando estudantes secundaristas de 10 países diferentes para os Estados Unidos para um ano de experiência intercultural, sempre unidos na determinação de promover a paz através dos contatos entre pessoas de diferentes culturas.
No Brasil, os primeiros registros do AFS datam de 1955. Foram cartas do AFS Internacional com informações sobre programas de intercâmbio endereçadas à Seção Cultural da Embaixada dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro. Mrs. Ann Logan, Assistente Cultural, recebeu os primeiros formulários para a seleção de candidatos e foi a primeira encarregada de organizar o AFS neste país. Seu trabalho foi dividido com a Sra. Aracy Muniz Freire, da Comissão de Bolsas do IBEU.
Em agosto de 1956, sete jovens do Brasil viajaram para os Estados Unidos, dando início no Brasil aos programas de Intercâmbio do AFS. Passados mais de cinqüenta anos, o AFS promove 700 intercâmbios anuais e possui cerca de 1200 voluntários.
Até hoje mais de 300,000 pessoas já participaram dos programas AFS. Atualmente o AFS mantém escritórios em 52 países e é a organização líder mundial no campo de intercâmbio cultural.



Missão
O AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvi­mento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.
Valores
O que promovemos junto aos jovens participantes?
Nossa missão é a formação do cidadão pleno, educação em seu sentido mais amplo: aquela que extrapola as salas de aula para promover o aprendizado intercultural e a compreensão internacional, através da troca de idéias e experiências de vida entre indivíduos.
Toda a base operacional do AFS é voluntária, ou seja, formada por pessoas que acreditam em nossa proposta e trabalham de maneira a torná-la realidade. Desde o jovem que contatará o interessado no momento da entrevista, até a família que o receberá no país de destino, todos são motivados pela possibilidade de estarem construindo e contribuindo para um mundo mais justo e responsável.
No AFS o jovem será muito bem preparado para as possíveis situações de dificuldade, comuns a um jovem brasileiro vivendo numa nova família no exterior. Por consequência, além do aprendizado proporcionado por qualquer outro programa de intercâmbio cultural, como o aprendizado de línguas e o conhecimento de outras culturas, ele desenvolverá também maturidade, compreensão, flexibilidade, independência, responsabilidade social, tolerância e comprometimento. Nossa missão não se restringe pura e simplesmente a oferecer um programa de línguas num país estrangeiro, mas sim, preparar um jovem para ser responsável e maduro para o resto de sua vida.
Em sua volta, o jovem terá oportunidade, a seu critério, de se engajar na proposta AFS e perpetuar seu aprendizado, tornando-se efetivamente um cidadão do mundo: recebendo estudantes estrangeiros, ajudando a outros jovens brasileiros ou não que também desejem viajar, divulgando a paz social e até mesmo praticando, em grupo, ações sociais orientadas no Brasil.
  • O AFS possibilita que as pessoas ajam de forma responsável, como cidadãos globais, trabalhan­do pela paz e pelo entendimento, em um mundo composto de diversidade. O AFS compreen­de que a paz é um conceito dinâmico, ameaçado pela injustiça, desigualdade e intolerância.
  • O AFS busca assegurar a fé na dignidade e no valor de cada ser humano, para todas as nações e culturas. O AFS encoraja respeito pelos direitos humanos e suas liberdades fundamentais, sem distinção de raça, sexo, língua, religião ou status social. 
  • As atividades do AFS são baseadas em nossos valores essenciais de dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia, sensibilidade e tolerância.


O que você aprende com o AFS?
O AFS promove, por meio dos intercâmbios, o aprendizado intercultural e a compreensão internacional, além da troca de experiência de vida entre os indivíduos e oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social.
No AFS você será preparado para vivenciar profundamente cada parte da experiência intercultural. A todo momento você terá a oportunidade de viver situações novas em sua vida: uma nova família, um novo ambiente, uma nova escola ou instituição, uma nova língua e novos hábitos. Com isso, você terá a chance de amadurecer e desenvolver sua compreensão, flexibilidade, independência, responsabilidade, tolerância e comprometimento. 

O que você ganha fazendo intercâmbio?
  • Conhece outras culturas
  • Faz novos amigos
  • Aprende uma língua estrangeira
  • Tem uma experiência de vida em outro país
  • Aprende a vivenciar o novo e superar as dificuldades
  • Fica mais independente e maduro
AFS em números

  • Presença em 88 países
  • Mais de 400.000 intercâmbios já realizados no mundo
  • Mais de 42.000 voluntários no mundo e quase 1.000 no Brasil


FAÇA PARTE DA FAMÍLIA AFS,
VIVA A INTERCULTURALIDADE,
 E CONTRIBUA COM O PROGRESSO
 E COM A PAZ MUNDIAL